quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Miranda - renovação na Câmara é de 70%

Adalberto L. Garrido

No pleito realizado no último dia 5, o legislativo mirandense foi praticamente renovado. Permanecerão no cargo apenas os vereadores Celso Moraes (PDT); Zé Mirancar (PP) e Walter Ferreira (DEM), ex-suplente que assumiu recentemente a vaga deixada pelo vereador cassado João Moura (PV).
Os novos edis são: Juliana Almeida (PT); Adilson Saraiva (PT); Ivan Bossay (PMDB); Katia (DEM); Dr. Ely Branco (PMDB), e Francisco Medeiros (PSB).
Deixarão a Casa em 31 de dezembro, as vereadoras Irmã Cleide (PT), Odete (PDT) e Lenis de Matos (PPS), além de João Vieira (PR) atual presidente, Waldir Cearense (PR), e Adailton Rojo (PTB) que não entrou na disputa.
O atual prefeito Neder Vedovato (PSB), foi reeleito com praticamente 60% dos votos validos, e fez a maioria da casa atraves da coligação vitoriosa Unidos por Miranda (PSB/PDT/PT/PSL/DEM/PR/PTB), tendo como vice o empresário Cido Zero Hora (PDT).

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Em miranda pesquisa oficial aponta vantagem do PSB

Pesquisa realizada pela empresa Atlas Pesquisa, devidamente registrada no Cartorio Eleitoral da 15ª Zona sob nº 331/2008, e publicada hoje no Jornal Guaicuru, revela a diferença esmagadora entre os candidatos a prefeitura de Miranda. O atual prefeito Neder Vedovato (PSB) lidera com 67,5%, sendo seu único opositor o médico Ivan Bossay (PMDB) com 27,5% e os indecisos 5%. A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 15/09.

A visita do governador André Pucinelli (PMDB) ocorrida ontem (24) na cidade foi considerada como de "politica partidária" pois o executivo manteve-se distante de qualquer ostensividade, mostrando também ser parceiro do atual prefeito.

Jornal Guaicurus

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

André e Ivan arrastam multidão em carreata

A coligação "Amor Trabalho e Fé", que tem como candidato o médico Ivan Bossay (PMDB) e como vice Gerson Prata (PSDB), reuniu lideranças políticas de grande peso ontem (24), para participar da maior carreata já vista nesta eleição.

Levaram apoio ao candidato o governador André Puccinelli, senador Valter Pereira, deputado federal Waldemir Moka e o presidente da Assembléia Legislativa Jerson Domingos, confirmando que o candidato Ivan é o que mais tem aliados na esfera estadual e federal e o mais habilitado para comandar a prefeitura apartir de janeiro de 2009.

A grandiosa carreata iniciou-se às 15:30 h com saída do Arrozal e passou pela principais ruas da cidade, vilas e bairros distantes do centro, a carreata teve duração de 3 horas, sendo finalizada com um grandioso comício próximo ao ginásio de esportes reunindo uma multidão de pessoas.

Na ocasião a índia Terena Sueli presenteou o Puccinelli André com um artesanato indígena e agradeceu pelos investimentos nas comunidades indígenas em todo o estado, agradeceu também pelas casas e escola que estão sendo construídas nas aldeias. “Obrigado Governador pela qualidade de vida que o senhor tem proporcionado a todos nós, e tenho certeza que o senhor fará muito mais ainda pelo nosso povo” disse emocionada Sueli.

Andre disse que respeita o adversário, mas deixou bem claro que seu time é o 15 do Dr. Ivan e do Gerson Prata, ressaltou também que não se queixa de ter recebido uma “herança” na antiga administração estadual, pois quem se propõe a ocupar um cargo público deve mostrar competência e muito trabalho.

O senador Valter Pereira, em seu discurso, disse que ficou entristecido ao ver que o município encontra-se em condições precárias, especialmente a Escola Municipal ‘Estanislau Bossay’. “Fiquei espantado ao ver a quadra de esportes da escola encoberta de mato e grama” disse o Senador Valter.

Ivan em seu discurso assumiu mais uma vez o compromisso com a população mirandense, dizendo que buscará meios e recursos para sanar todos os problemas que a cidade sofre.

assessoria

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

André reforça campanha de Ivan Bossay em Miranda

Carolina Acosta, das FM PAN

O governador André Puccinelli (PMDB), juntamente com a sua comitiva, desembarca nesta quarta-feira, às 15h30, no aeroporto do Arrozal, em Miranda, para participar de comício da coligação Amor, Trabalho e Fé, que acontece no início da noite na avenida Nicola Cândia, próximo à Agesul.

Ele será recepcionado pelo candidato a prefeito de seu partido, Ivan Bossay, do vice, Gerson Prata, de candidatos a vereador, lideranças políticas, comunitárias, empresariais e indígenas.

De lá, segue em carro aberto para a área central da cidade, passando por diversas ruas e avenidas até o local do comício, que deve ocorrer por voltas das 18h. Segundo a coordenação da campanha, uma carreata com mais de 200 veículos está sendo preparada para acompanhar todo o percurso que o governador fará pelas ruas da cidade.

Além dos carros, motos e bicicletas devem acompanhar a carreata, numa demonstração de boas vindas ao governador, que prometeu fazer uma administração voltada para o futuro de Miranda na futura gestão do Dr Ivan.

Após o comício, o governador André Puccinelli segue para a cidade de Bodoquena, onde participa de comício do peemedebista Dr Jun e seu vice, Geraldo Preto.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

André quer ‘prefeitar’ com Ivan, diz Waldir Neves

O deputado federal Waldir Neves (PSDB) aproveitou o comício do candidato da coligação Amor, Trabalho e Fé, Ivan Bossay, que aconteceu na última sexta-feira, para reafirmar a vinda do governador André Puccinelli em Miranda.

Durante seu discurso, alfinetou a atual administração sobre o destino da arrecadação do município, fez referência sobre pesquisa que aponta Ivan como um dos melhores prefeitos que Miranda já teve, e garantiu emenda coletiva para a construção de casas populares.

“Ivan, pode tratar de arrumar terreno para a construção dessas casas, pois tenho certeza da sua vitória no dia 5 de outubro”, garantiu o parlamentar, para em seguida esclarecer que já trouxe para o município R$ 450 mil em emendas parlamentares.

Waldir destacou também o entrosamento entre o candidato Ivan Bossay e o governador André Puccineli na futura administração de Miranda. “Ivan, o André me disse que vai ‘prefeitar’ com você”, falou o deputado, numa referência ao apoio do governador ao correligionário mirandense.

O deputado estadual Professor Rinaldo (PSDB) fez uma citação bíblica para justificar sua presença no palanque do candidato Ivan Bossay. “Há tempo de nascer, tempo de correr, tempo de parar, e há tempo de recomeçar, é o que estamos fazendo aqui”, ressaltou o parlamentar.

Rinaldo defendeu a estruturação dos hospitais do interior, para acabar com o trânsito de ambulâncias pelas rodovias em direção à Capital. “A saúde precisa resolver os problemas de seus pacientes nos seus municípios”, ressaltou, dizendo que o Dr Ivan vai trabalhar nesse sentido.

O parlamentar disse ainda, que ficou impressionado com o número de mendigos que encontrou na cidade. “Estou entristecido com o descaso para com essa gente. São seres humanos jogados na sarjeta. E o homem público que não liga para o seu povo não tem competência para ser prefeito”, desabafou.

Já o deputado Reinaldo Azambuja, também do PSDB, fez uma referência à propaganda eleitoral em que a mulher aparece andando em círculos, sem saber para onde ir depois de ter votado errado. “É assim mesmo que acontece com as pessoas quando elas não escolhem o melhor candidato”, justificou.

O deputado anunciou também a vinda do governador André Puccinelli em Miranda e garantiu apoio da bancada tucana à candidatura de Ivan Bossay. “Ivan, você tem um vice que é do nosso partido e com visão de administrador. Ele será um grande colaborador na sua gestão”, destacou o parlamentar, fazendo uma referência toda especial ao empresário rural e vice da coligação Amor, Trabalho e Fé, Gerson Prata.

Como último a discursar no palanque, o candidato a prefeito Ivan Bossay falou entusiasmado sobre o seu plano de governo para Miranda, a partir do ano que vem, e agradeceu às milhares de pessoas que não arredaram pé, desde as primeiras horas da noite, para ouvir suas propostas.

“Junto com o governador Puccinelli, vou fazer em Miranda as transformações exigidas por vocês. Geração de emprego e renda, moradia, saúde pública eficiente e uma educação de qualidade… Tudo isso faz parte do meu plano de metas”, explicou.

E ainda durante o comício, a organização pediu um minuto de silêncio em respeito ao falecimento do senhor José Moraes, que tinha acontecido naquele momento.

Assessoria

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Tucanos reforçam candidatura de Ivan Bossay em Miranda

Os deputados Waldir Neves e Reinaldo Azambuja participam nesta sexta-feira, 12, de grande concentração popular do candidato a prefeito de Miranda, Ivan Bossay (PMDB) e de seu vice Gerson Prata (PSDB), que acontece no Bairro Nova Miranda, a partir das 7 da noite.

Waldir Neves é mirandense, foi vereador e presidente da Câmara Municipal, deputado estadual por vários mandatos, elegeu-se em 2006 deputado federal, enquanto Azambuja foi prefeito por duas vezes consecutivas da cidade de Maracajú, região Sul do Estado, e se elegeu deputado estadual, também em 2006, com votação recorde, superando a marca de 47 mil votos.

Eles reforçam a campanha do candidato Ivan Bossay, que tem na sua chapa o tucano Gerson Prata como candidato a vice. Prata é empresário rural e de turismo há vários anos no município, e desponta no cenário político mirandense como uma das novas promessas da política estadual.

E nos próximos dias está prevista a vinda dos deputados federais Waldemir Moka (PMDB) e Antônio Cruz (PP), além da senadora tucana Marisa Serrano.

Já o governador André Puccinelli tem presença confirmada no palanque do candidato Ivan Bossay, faltando apenas a confirmação da data.

Assessoria

Internauta flagra ninho com 6 sucuris em Miranda




foto: campograndenews

Durante uma pescaria, Eliano Rocha flagrou um ninho de sucuris no pesqueiro Arizona, na região do 21, no município de Miranda.

Perto de uma cachoeira, no Rio Miranda, a cena chamou a atenção: 3 sucuris de tamanho adulto e 3 filhotes.

O ninho é feito de resquícios de madeira e muito bambu, que são levados pela correnteza, o que os pescadores chamam de “enrosco”.

A foto foi feita no final de semana e segundo alguns pescadores da região, as cobras adultas estavam comendo cachorros dos moradores próximos de onde está o ninho.

campograndenews

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Índios mantém ocupação e Pedrossian aguarda reintegração

O grupo composto por aproximadamente 80 indígenas da etnia terena e migrantes dos chacos boliviano e paraguaio que invadiram a Fazenda Petrópolis, de propriedade do ex-governador Pedro Pedrossian, no município de Miranda, ainda continuam ocupam a área.

O ex-governador informou que ainda está aguardando a reintegração de posse reivindicada na Justiça. Segundo o ex-deputado federal Pedro Paulo Pedrossian, filho do ex-governador, a convivência com os invasores está sendo pacífica e os funcionários da fazenda trabalham normalmente. "Estamos aguardando a decisão judicial para as próximas horas", disse Pedro Paulo.

A Funai (Fundação Nacional do Índio) pretende desapropriar aproximadamente 35 mil hectares na região de Miranda e na Fazenda Petrópolis, com cerca de dois mil hectares, a Funai quer desapropriar 1.200 hectares.

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Miranda-MS inaugura parque de exposições nesta sexta

Carolina Acosta - FM PAN DE AQUIDAUANA

Funcionários realizam os retoques finais para a inauguração na noite da sexta, 27.

A administração municipal de Miranda vai inaugurar nesta sexta-feira (27), o parque de Exposições e eventos 16 de julho. A obra foi construída com recursos do governo federal através do Ministério do turismo, Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com o município através do prefeito Néder Vedovato.

A inauguração acontece a partir das 19h, na Avenida Barão do rio Branco, com shows artísticos e apresentação da dupla João Lucas e Valter Filho. A entrada será franca.

O parque de exposições 16 de julho irá sediar a 8ºedição da Fecir – Feira ecológica, cultural, indígena e rural, que vai acontecer nos dias 12 a 16 de julho, em comemoração ao aniversario de 230 anos de Miranda.

A Fecir conta com apresentações ecológicas, rodeio com a participação de Marco Brasil, prêmios, shows regionais e encerramento com o Grupo Tradição.

Dia 12 de julho
8h – abertura oficial e largada da cavalgada ecológica
21h – rodeio
23h – violada do patrão com as duplas Thalysson e Tarsila e Marcos e Haroldo.

Dia 13 de julho
11h – chegada da cavalgada ecológica
12h - show de prêmios da Paróquia Nossa Senhora do Carmo
20h – rodeio
23h – show com Eder e Adriano

Dia 14 de julho
20h – rodeio
23h – show com Luis Goiano e Girsel da viola

Dia 15 de julho
20h – rodeio com a participação de Marco Brasil
23h – show com Marco Aurélio e Paulo Sergio

Dia 16 de julho
20h – encerramento
23h – show com Tradição

Quinta-feira, 26 de Junho de 2008 | 11:16Hs
Carolina Acosta

foto: assessoria

Funcionários realizam os retoques finais para a inauguração na noite da sexta, 27.

A administração municipal de Miranda vai inaugurar nesta sexta-feira (27), o parque de Exposições e eventos 16 de julho. A obra foi construída com recursos do governo federal através do Ministério do turismo, Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com o município através do prefeito Néder Vedovato.

A inauguração acontece a partir das 19h, na Avenida Barão do rio Branco, com shows artísticos e apresentação da dupla João Lucas e Valter Filho. A entrada será franca.

O parque de exposições 16 de julho irá sediar a 8ºedição da Fecir – Feira ecológica, cultural, indígena e rural, que vai acontecer nos dias 12 a 16 de julho, em comemoração ao aniversario de 230 anos de Miranda.

A Fecir conta com apresentações ecológicas, rodeio com a participação de Marco Brasil, prêmios, shows regionais e encerramento com o Grupo Tradição.

Dia 12 de julho
8h – abertura oficial e largada da cavalgada ecológica
21h – rodeio
23h – violada do patrão com as duplas Thalysson e Tarsila e Marcos e Haroldo.

Dia 13 de julho
11h – chegada da cavalgada ecológica
12h - show de prêmios da Paróquia Nossa Senhora do Carmo
20h – rodeio
23h – show com Eder e Adriano

Dia 14 de julho
20h – rodeio
23h – show com Luis Goiano e Girsel da viola

Dia 15 de julho
20h – rodeio com a participação de Marco Brasil
23h – show com Marco Aurélio e Paulo Sergio

Dia 16 de julho
20h – encerramento
23h – show com Tradição

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Funai mandará equipe de Brasília para aldeia de Miranda - MS para investigar confronto entre policiais e indios

Carolina Acosta (Da FM PAN DE AQUIDAUANA)

Após confronto entre policiais e índios, que invadiram a fazenda Boa Sorte, em Miranda, a Funai (Fundação Nacional do Índio) mandará um grupo de trabalho de Brasília para Miranda, para iniciar os trabalhos relacionados à demarcação de área.

A morosidade nos trabalhos é apontada pelos índios como o motivo pelo qual resolveram invadir a fazenda, ação que acabou em confronto entre índios e PMs nesta terça-feira, com feridos e quatro índios foram presos.

O administrador regional interino da Funai, Antônio Ricardo Araújo, foi nesta quarta-feira a Miranda para, junto da Polícia Federal, tentar negociação para que os índios saiam da fazenda. Na semana passada a Justiça já havia concedido mandado de reintegração de posse e ontem a polícia foi ao local para cumprir.

Os índios alegam excessos e truculência nas ações da PM, que usou bombas de efeito moral e balas de borracha para retirar os índios do local. Barracos chegaram a ser queimados. Uma sindicância foi aberta pelo Comando Geral para apurar os fatos.

Segundo Araújo, o fato já chegou ao presidente da Funai, Márcio Meira, que comunicou a administração regional de que está sendo formado um grupo com antropólogo e engenheiro agrimensor, para os trabalhos de demarcação. “O presidente está ciente da situação e muito preocupado”, diz o administrador regional. Não há uma data certa para a chegada do grupo.

As famílias que vivem hoje nas aldeias Passarinho e Moreira ocupam 160 hectares em Miranda, mas receberam da Procuradoria da República a informação de que os registros mostram que na verdade eles têm direito a 208 hectares. Para pressionar os trabalhos de demarcação resolveram ocupar a Fazenda Boa Sorte. Na propriedade há criação de bovinos.

site: campograndenews

PM anuncia sindicância para apurar confronto com índios, em Miranda - MS

Marta Ferreira (Campo Grande News)

Em nota à imprensa, a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) de Mato Grosso do Sul informa que a PM Polícia Militar) abriu sindicância sobre o confronto ocorrido nesta manhã em Miranda, durante despejo de indígenas da fazenda Boa Sorte. Ainda conforme a nota, vai ser aberto também um inquérito técnico para apurar o dano a uma das viaturas, que teria sido provocado pelos índios.

Na nota, a Sejusp justifica que os policiais usaram bombas de efeito moral e balas de borracha para regir ao ataque dos índios, quando do cumprimento da reintegração de posse. O texto confirma que foram presos quatro indígenas, e não cinco, como informado anteriormente.
Conforme a secretaria, foram apreendidos com os índios 9 facões, 2 machetes, 1 martelo e 3 arcos e flecha.

Ainda segundo o que a Sejusp divulgou, três policiais foram atingidos por pedradas. Houve também feridos entre os índios, em um número não estimado.

Confira a íntegra da nota.
Na data de 13 junho de 2008, a Dra. Wânia de Paula Arantes, Juíza de Direito da Comarca de Miranda, determinou a reintegração de posse da área denominada Sítio Boa Sorte, localizada a três quilômetros do perímetro urbano da cidade de Miranda-MS, local em que ocorrera uma invasão de indígenas em uma propriedade particular. No local (no momento da chegada da PM) havia uma concentração de aproximadamente 60 indígenas.

No dia de hoje (17/06) após as providências necessárias para o cumprimento da ordem judicial, o Comandante do 7º BPM realizou um contato com alguns indígenas que se apresentaram como lideranças. Foi esclarecido que se tratava do cumprimento do mandado de reintegração de posse apresentado pelo Oficial de Justiça e com o apoio da Polícia Militar.

Neste momento o grupo de indígenas (liderança) iniciaram atitudes de ameaça, manipulando arco e flecha, facões, lanças, pedaços de pau e pedras, deslocando contra a tropa da PM e o oficial de justiça que tentava uma negociação, visando a retirada dos invasores.

Devido aos fatos ocorridos no momento, a tropa avançou na tentativa de debelar o ataque indígena, tendo havido a necessidade da utilização do lançamento de granadas químicas e munição calibre 12 de elastômero (borracha com menor intensidade). Durante a investida foram presos os líderes da invasão que frontalmente desobedeceram, desacataram e ameaçaram o Grupo da PM.

Durante o confronto, a tropa da PM conseguiu retirar os invasores, cumprir o mandado judicial e prender a liderança do movimento.

Após, os indígenas recuaram até o assentamento indígena, posicionando–se exatamente atrás da cerca de arame de limite com a propriedade invadida. Os indígenas, mesmo em seu assentamento na linha limítrofe, continuavam a desacatar e incitar os demais indígenas a invadir novamente, neste momento, já havia no mínimo, o triplo do número de indígenas que tinha no início.

Durante o processo de retirada da tropa, os indígenas, agora em número muito superior ao inicial, seguiram o efetivo e a viatura que deslocava com os indígenas detidos, na tentativa de retirá-los a força.

Os ataques passaram a ser mais intensos com pedradas e arremessos de muitos objetos contra as viaturas e o pessoal da PM. Três viaturas foram alvejadas, que resultou na quebra de janelas e pára-brisa. Três policiais foram atingidos com pedradas sem maior gravidade. A utilização de munição de calibre 12 elastômero provocou ferimentos contra os invasores, não havendo a possibilidade de identificar ou contabilizar os feridos do grupo invasor.

Foram encaminhados quatro presos à delegacia de Polícia Civil de Miranda: Jaime de Almeida Filho de 41 anos de idade; Florindo da Silva Filho de 29 anos de idade; Ramona Quirino de 33 anos de idade e Norberto Lopes Xavier de 44 anos de idade. Foram apreendidos: 9 facões, 2 machetes, 1 martelo e 3 arcos e flecha.

O Comando Geral da PMMS determinou imediatamente a abertura de um Inquérito Técnico para apurar os danos causados ao patrimônio público (viaturas da PM) e uma sindicância para apurar os fatos.

domingo, 1 de junho de 2008

Desenvolvimento sustentável foi discutido em encontro

Foi realizado esta semana, na Fazenda San Francisco, em Miranda, a 236 km da Capital, um encontro inédito entre pecuaristas do Pantanal Sul e pesquisadores da onça pintada.

Com o tema "Conservação da Onça Pintada e a Pecuária Pantaneira", foram apresentados projetos de conservação da onça-pintada ao setor produtivo da pecuária, entidades de pesquisa e órgãos governamentais. O encontro foi realizado pelo Instituto Pró-Carnívoros e pelo WWF-Brasil, organizações não-governamentais de âmbito conservacionista.

O objetivo é utilizar o conhecimento científico para encontrar alternativas de produção sustentável nas fazendas pantaneiras que levem em conta a preservação do animal. A onça-pintada figura na lista oficial de animais em extinção do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) e é considerada o maior felino das Américas e o terceiro mais rápido do mundo.

Desde o surgimento das fazendas de pecuária na planície pantaneira no século 19, a onça pintada, e também a parda, vem sendo consideradas pelos fazendeiros uma ameaça, devido à predação do gado. Porém, graças às pesquisas, notou-se que a pintada é a espécie que mais preda o gado. Nos últimos 20 anos, alguns projetos de conservação da espécie vêm sendo desenvolvidos para diminuir o conflito entre produtores e os animais.

Um destes projetos, chamado Gadonça, vem sendo desenvolvido na Fazenda San Francisco; outro projeto, denominado Onça Pantaneira, é desenvolvido na Fazenda São Bento. Os projetos são realizados através de parceria do Instituto Pró-Carnívoros e do Programa Pantanal para Sempre do WWF-Brasil e buscam entender melhor os diferentes fatores envolvidos na predação de animais domésticos e as possíveis formas de minimizar essas ocorrências.

O biólogo Fernando Azevedo, coordenador dos respectivos projetos, explanou aos participantes sobre a biologia da espécie, comportamento, padrões de predação e impactos sobre a pecuária. Os resultados da pesquisa são usados para buscar alternativas que possibilitem o desenvolvimento das atividades de pecuária paralelamente a conservação da onça-pintada no Pantanal.

O pecuarista Roberto Folley Coelho relatou sobre a experiência da criação de gado e os projetos de conservação da onça pintada em sua propriedade. O evento contou também com palestra de Ivens Domingos, analista de conservação do programa Pantanal para Sempre do World Wildlife Foundation (WWF-Brasil), de Ricardo Boulhosa, da Wildlife Conservation Society (WCS Brasil) e de Rogério Cunha de Paula, do Cenap/ICMBIO.

Participaram também da reunião membros da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac), Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), Polícia Militar Ambiental (PMA), Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso do Sul (Famasul), Embrapa Pantanal, Associação de Proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural de Mato Grosso do Sul (Repams), TV Cultura de São Paulo, Cenap/Icmbio, Museu Nacional da UFRJ, Fazenda San Francisco, Fazenda Miranda Estância, Fazenda São José, Fazenda Campo Lourdes, Fazenda São Bento e Fazenda Vale do Bugio.

Segundo Fernando, a reunião foi de grande valia. "Estamos analisando a possibilidade de criarmos estratégias a longo prazo que beneficiem os pecuaristas que optarem pela coexistência pacifica entre produtores e vida selvagem. A preservação da espécie é muito importante para a conservação da biodiversidade", relatou.

Destino turístico

No ano passado, veículos de comunicação nacionais e internacionais, incluindo o The New York Times, tradicional jornal dos Estados Unidos, e o canal de televisão Animal Planet, vieram a Mato Grosso do Sul produzir reportagens sobre o projeto Gadonça, na Fazenda San Francisco.

"Ao longo dos anos recebemos jornalistas e turistas estrangeiros que ficam maravilhados com a biodiversidade do pantanal sul-mato-grossense", disse Beth Coelho, proprietária da fazenda.

Beth afirma que muitos turistas estrangeiros vão até lá motivados pela causa da preservação ambiental e ficam admirados com os projetos de conservação desenvolvidos no Brasil.

De acordo com a World Conservation Union (União Mundial de Conservação), maior e mais importante rede de conservação do planeta, a população mundial de onças pintadas contabiliza aproximadamente 50 mil indivíduos e está prestes a traçar a mesma trajetória dos tigres da China e dos leões da África, que têm uma população bem menor do que as onças e altíssimo risco de se extinguirem.

Retorno

Iniciativas como esta, de aliar pesquisa científica ao ecoturismo, agregam valor ao turismo sustentável e vem se despontando no Estado. Desta forma, Mato Grosso do Sul vai aos poucos se consolidando como destino turístico internacional.

"As pesquisas científicas têm caráter estrutural e decisivo no desenvolvimento do Estado. Exemplos são dados em qualquer área do desenvolvimento e em diferentes nações. Países como Coréia do Sul, Índia e China são poucos exemplos os quais só deram saltos qualitativos de desenvolvimento por terem investido maciçamente em Ciência e Tecnologia. No Brasil, a despeito das dificuldades históricas, temos bons exemplos da Embrapa, na área de agronegócios, o COPPE (que transfere tecnologia para Petrobras) e o ITA, sem o qual não teríamos a Embraer", explica o superintendente de Ciência e Tecnologia da Semac, José Sabino.

Fonte: MS Notícias

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Projetos ajudam a evitar ataque de onça ao rebanho

Sexta-feira, 30 de Maio de 2008 | 11:30Hs
Carolina Acosta

Projetos desenvolvidos em propriedades rurais da região do Pantanal ajudam pecuaristas a desenvolverem um manejo que evite o ataque de onças aos bovinos e permite uma convivência harmoniosa com os felinos na região.

Esta convivência nem sempre foi boa e a matança de onças gerou reações de ONGs (Organizações Não-Governamentais) que atuam em defesa dos bichos. As ações punitivas e principalmente a própria conscientização dos pecuaristas estão mudando a condução destas questões.

Desde 2002 as onças cuja área de convívio compreende a fazenda San Francisco, em Miranda, são monitoradas. A propriedade tem 6 mil bovinos e no ano passado foram 20 ataques. O projeto identificou alguns hábitos que podem ajudar os pecuaristas da região a evitarem os ataques, segundo explica a Janaína Pickler, assessora técnica de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários da Famasul (Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul).

Uma conclusão do projeto, por exemplo, é que o felino ataca com mais facilidade animais de até 12 meses e que não avança mais de 200 metros após a mata. Sabendo disso, o pecuarista pode concentrar os bezerros mais ao centro da propriedade e prevenir o rebanho.

A pedido do pecuarista, também está sendo desenvolvido o monitoramento na Fazenda São Bento, de Corumbá. Os trabalhos nesta propriedade ainda estão e andamento e podem trazer resultados diferentes, já que a região tem outras características.

site: campograndenews

sábado, 5 de abril de 2008

FMPAN: Delcídio anuncia posto da CEF em Miranda



Sábado, 05 de Abril de 2008 | 09:51Hs

William Franco

O senador Delcídio do Amaral(PT/MS) participou nesta sexta-feira, 4 de abril, da solenidade de assinatura de contratos entre a prefeitura de Miranda e a Caixa Econômica Federal , no valor de R$ 2 milhões, para a execução de 7 obras, das quais duas – o Terminal Rodoviário (R$ 417 mil) e a segunda etapa do Parque de Exposições (R$ 321 mil) - foram viabilizadas através de emendas inseridas por ele no Orçamento Geral da União.

“Fico muito contente de estar aqui mais uma vez, praticamente um mês depois de assumir o compromisso com a população, para assinar não só os contratos desse tremendo pacote de obras que será executado em Miranda, mas também para anunciar a instalação, dentro de algumas semanas, de um posto avançado da Caixa Econômica Federal no município, atendendo a uma antiga reivindicação dos mirandenses”, afirmou o senador, durante solenidade realizada no Salão Paroquial da cidade.

O prefeito Néder Vedovato (PSB) demonstrou surpresa com a velocidade com que Delcídio atendeu aos pedidos de Miranda.

“No dia 28 de fevereiro o senador se reuniu conosco e dezenas de lideranças de Miranda na Câmara Municipal , quando apresentamos a ele esses pedidos. E, para a minha surpresa, menos de 40 dias depois, o Delcídio vem aqui , com dirigentes da Caixa Econômica, traz os recursos necessários a construir a rodoviária e dar continuidade às obras do Parque de Exposições, e ainda por cima garante a instalação de um posto da Caixa. Eu gosto de trabalhar com gente assim, que dá respostas rápidas para os problemas da população”, ressaltou o prefeito.

O Terminal Rodoviário é uma antiga reivindicação dos moradores de Miranda. Atualmente, quem sai ou chega ao município tem que tomar o ônibus em um ponto localizado em frente à entrada da cidade. A rodoviária vai dispor de rampas para acesso aos coletivos, além de banheiros, lanchonete e salas para embarque e desembarque de passageiros.

“Vamos oferecer mais conforto não só a população mirandense, mas também a centenas de turistas , brasileiros e estrangeiros, que chegam semanalmente à cidade para conhecer as belezas do Pantanal”, disse Delcídio.

No posto bancário que a Caixa Econômica Federal vai instalar em Miranda será possível pagar contas de água luz e telefone, a prestação da casa própria e faturas avulsas de cartões de crédito, além de fazer saques e depósitos, receber o dinheiro de programas sociais como o Bolsa Família, as aposentadorias e pensões do INSS, o seguro desemprego, PIS, Fundo de Garantia e até fazer a declaração de isento de CPF.

“São serviços que beneficiarão especialmente as pessoas carentes, que até hoje precisam ir até Aquidauana (60 km de Miranda) para receber o Bolsa Família ou a aposentadoria do INSS. Dentro de alguns dias , uma equipe da Caixa de Campo Grande estará aqui para se reunir com empresários e autoridades municipais de Miranda e definir quem trabalhará como correspondente bancário da CEF, primeiro passo para, no futuro, se abrir uma agência completa”, esclareceu o senador.


Antes de chegar a Miranda, Delcídio esteve em Dois Irmãos do Buriti, onde prestou contas do mandato a lideranças políticas e comunitárias e se reuniu com o prefeito Osvane Ramos (PT) para discutir novos investimentos no município. O senador, nos últimos 4 anos, viabilizou R$ 1,4 milhão em obras para Dois Irmãos e agora anunciou mais R$ 455 mil para a construção de casas populares e a liberação de R$ 8 mil da Eletrosul para a implantação de um pólo de informática na Aldeia Água Azul, que vai dispor de 5 computadores para uso da comunidade indígena.

Delcídio conseguiu também mais R$ 30 mil da Eletrosul para financiar um projeto de criação de frangos caipiras para os pequenos produtores rurais de Dois Irmãos do Buriti. Esse projeto será desenvolvido em parceria com a prefeitura, que viabilizou o terreno onde será construído um centro de treinamento dos produtores locais.

A agenda do senador nesta sexta-feira foi encerrada à noite em Bodoquena, onde ele vistoriou obras e se reuniu com lideranças políticas e empresariais na Câmara de Vereadores.


Douradosnews

terça-feira, 1 de abril de 2008

FM PAN: Batizado de Capoeira em Miranda



Segunda-feira, 31 de Março de 2008 | 07:30Hs

A.C.Garrido

foto:&nbspAC Garrido

Prefeito Neder e secretarios na abertura do evento.

foto:&nbspAC Garrido

Alunos interpretando o Hino Nacional

Na tarde de ontem (30) no Ginásio de Esportes da cidade 122 jovens do Grupo Brasileirinho de Capoeira, com planejamento da Secretaria de Ação Social e coordenação do professor Roberto Ros Peres foram batizados. A cerimônia contou com o prestigio do prefeito Neder Vedovato (PSB), da primeira dama e coordenadora da Ação Social Maria do Carmo além de secretários municipais. Com um publico bastante numeroso, apesar do forte calor os alunos do projeto patrocinado pela Administração Sempre Humana, demonstraram suas habilidades conseguidas em 1 ano de aprendizado. O mestre capoeirista Gelson Alves da cidade de São Paulo e convidados fizeram também demonstrações da pratica desta modalidade de origem africana e hoje adotada em muitas cidades do Brasil. O prefeito Neder no uso da palavra, agradeceu ao arrojo do professor Roberto e seus alunos, dizendo-se muito feliz por ver tantas crianças sendo educadas neste esporte milenar e muito salutar, garantido seu apoio na continuidade do projeto.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

FM PAN: Delcidio Amaral visita Miranda e Câmara de Aquidauana (William Franco)


Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2008 | 12:33Hs

William Franco

foto:


O Senador Delcidio Gomes do Amaral, visitou nesta quarta feira o municipio de Miranda, onde manteve encontro com várias lideranças da região e com o prefeito Neder Vedovato. E logo após, ele visitou A Câmara Municipal de Aquidauana onde manteve uma conversa interna com o Partido dos Trabalhadores, atendendo as lideranças políticas de Aquidauana e região, posteriormente, Delcidio apresentou também uma prestação de contas do seu mandato.

A Reportagem da Fm Pan, através do jornalista Correa Filho e do repórter fotográfico Teodoro Aguirre, acompanhou as visitas do Senador a Miranda e a Câmara Municipal de Anastácio , que manteve sua agenda aberta ao público em geral.

Reportagem Correa Filho

domingo, 3 de fevereiro de 2008

FM PAN: Em Miranda, Neder prepara um dos melhores carnavais de MS


Terça-feira, 29 de Janeiro de 2008 | 09:45Hs

Redação


O prefeito Neder Vedovato iniciou esta semana a divulgação da programação do Carnamiranda 2008. A folia mirandense, conhecida como um dos melhores carnavais de rua do interior do Estado, começa na sexta-feira, 01 de fevereiro, com shows da banda Máfia do Samba – que vai abrir todas as noites de folia – e do trio elétrico da banda Bope Bahia responsável pela animação do Carnamiranda durante todas as noites do reinado de Momo.

Além da folia na rua, o Carnamiranda traz, novamente, o divertido Jogo de Futebol de Saias, que acontece na Escola Municipal Caic a partir das 18h do sábado, 02 de fevereiro. A Guerra d’água acontecerá na Avenida Afonso Pena no domingo, 03, a partir das 15h. A matinê está marcada para as 15h do dia 05 e o desfile das escolas de Samba Imperatriz Mirandense e Rosa Encantada também acontece na terça-feira de Carnaval, a partir das 22h, na Praça Agenor Carrilho.

“Toda minha equipe está empenhada em oferecer diversão, com qualidade e segurança, para os foliões mirandenses e para nossos visitantes que teremos a honra de receber de braços abertos. Venham para Miranda, este é um dos melhores carnavais de rua de Mato Grosso do Sul”, convida Neder

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Miranda: propriedades e benfeitorias que ocupam espaço da Terra Indígena de Cachoeirinha deverão ser indenizadas


Aquidauana: Distrito de Taunay pode ser desapropriado

Segunda-feira, 21 de Janeiro de 2008 | 10:35Hs

Redação


Área central de Aquidauana: município pode perder o distrito, que dever se transformar em reserva indígena.
O distrito de Taunay, localizado no município de Aquidauana, de 33 mil hectares e a 172 quilômetros de distância de Campo Grande – ocupado por aproximadamente 7.000 índios – poderá ser declarado terra indígena pelo Governo federal, desapropriado, e os atuais moradores que não pertencem às tribos serão indenizados.

Segundo a assessoria da Funai (Fundação Nacional do Índio), do Distrito Federal (DF), no distrito de Taunay, há uma vila habitada em sua maior parte por famílias, que pertence à Terra Indígena Taunay/Ipegue. De acordo com a assessoria, essa terra indígena passa por um processo de revisão de limites.

No mês passado, segundo o administrador regional da Funai em Campo Grande, Claudionor do Carmo Miranda, uma equipe de Brasília veio fazer o levantamento fundiário daquelas áreas. "A reserva demarcada pega todo o distrito de Taunay e vai pertencer aos índios, 40 caciques já foram a Brasília conversar sobre essa área. Só falta agora a portaria declaratória, o processo está no Ministério da Justiça", disse o administrador.

A assessoria da Funai, em Brasília, informou que ainda não há previsão para publicação de portaria declaratória com a nova delimitação da área feita recentemente pelos técnicos da fundação. De acordo com a assessoria, homologada em 1991 pelo Decreto nº 276, a Terra Indígena Taunay/Ipegue tem superfície de 6.461 hectares e poderá atingir 33.900 hectares com a revisão de limites.

Caso seja confirmada a declaração de posse definitiva do território aos índios, a população sem origem indígena que estiver nessas terras será indenizada, após o levantamento das benfeitorias.

Outro grupo técnico, segundo a assessoria da Funai/DF, foi enviado também no mês passado em Mato Grosso do Sul para identificação de propriedades e benfeitorias que deverão ser indenizadas no município de Miranda, por ocupar espaço da Terra Indígena Cachoeirinha.

Essa terra, segundo a assessoria, foi declarada de posse permanente do grupo indígena terena, com superfície aproximada de 36.288 hectares, por meio da Portaria n° 791, de 19 de abril de 2007.

Fonte: Correio do Estado

http://www.fmpan.com.br/

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

- Fazenda no Pantanal tem projeto para preservar onças

07/01/08

As onças não são vistas apenas como uma ameaça para o gado na Fazenda San Francisco, no Pantanal de Miranda. Desde janeiro de 2003, funciona naquela fazenda o projeto Gadonça que consiste na captura das onças para colocação de rádios transmissores nos animais com o objetivo de monitorar a espécie e identificar as melhores formas de prevenir com que ocorra a predação do gado e de outros animais domésticos.

Para tanto, conforme o site da fazenda, trabalham uma equipe com biólogo, veterinário e um antigo caçador e seus cachorros. A onça-pintada está na lista de animais em extinção do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis).

Naquela fazenda de 14.800 hectares ocorre a criação de gado das raças Montana e Nelore; além da produção de arroz e o Agro- ecoturismo. A distribuição da área é feita da seguinte maneira: 7.500 ha de reserva florestal; 3.300 ha de pecuária; e 4.000 ha de lavoura.

A iniciativa de preservação das onças foi destaque no primeiro dia do ano em reportagem no The New York Times, mais conhecido jornal dos Estados Unidos.


http://www.portalbonito.com.br/cultura/noticias_ler.asp?id=12073