segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

- Fazenda no Pantanal tem projeto para preservar onças

07/01/08

As onças não são vistas apenas como uma ameaça para o gado na Fazenda San Francisco, no Pantanal de Miranda. Desde janeiro de 2003, funciona naquela fazenda o projeto Gadonça que consiste na captura das onças para colocação de rádios transmissores nos animais com o objetivo de monitorar a espécie e identificar as melhores formas de prevenir com que ocorra a predação do gado e de outros animais domésticos.

Para tanto, conforme o site da fazenda, trabalham uma equipe com biólogo, veterinário e um antigo caçador e seus cachorros. A onça-pintada está na lista de animais em extinção do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis).

Naquela fazenda de 14.800 hectares ocorre a criação de gado das raças Montana e Nelore; além da produção de arroz e o Agro- ecoturismo. A distribuição da área é feita da seguinte maneira: 7.500 ha de reserva florestal; 3.300 ha de pecuária; e 4.000 ha de lavoura.

A iniciativa de preservação das onças foi destaque no primeiro dia do ano em reportagem no The New York Times, mais conhecido jornal dos Estados Unidos.


http://www.portalbonito.com.br/cultura/noticias_ler.asp?id=12073

Nenhum comentário: