domingo, 5 de abril de 2009

Neder Vedovato participa de seminário da APAE em Miranda

Adalberto Lopes Garrido

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Miranda -APAE, em conjunto com o CEEMVIRG – Centro de Educação Especial Maria Virginia Rosário Garrido, apoiados pela Federação das APAEs do Mato Grosso do Sul, realizou o 2º Seminário Descentralizado da 6ª Região Administrativa com sucesso absoluto de participantes.

A solenidade de abertura do evento deu-se no plenário Juvenal A. Branco, da Câmara Municipal de Miranda, na sexta-feira (27) as 08:30 horas e contou com a participação do prefeito Neder Vedovato (PSB), além de outras autoridades do município.

Quase 300 pessoas se aglomeraram no recinto para ouvir as palavras do presidente da entidade e também vice-presidente da Federação Estadual Sr. Adalberto Carlos Lopes Garrido.

Bastante emocionado, Garrido enfatizou a necessidade em trazer este evento educacional para Miranda, pois a inclusão esta instituída por decreto do MEC em todo Brasil, mas ainda “engatinhando” na realidade de cada município.

Com o tema EDUCAÇÃO INCLUSIVA – Meios e Efeitos, o seminário ofereceu durante os períodos matutino da sexta e sábado, e vespertino da sexta, palestras com convidados especiais como a Drª Tânia R. Levada da UFSC – SP; Fabiana Maria das Graças, Coordenadora Nacional da FENAPAEs em Educação Especial; Maria Aparecida dos Reis, Coordenadora Estadual em Educação Profissional; Profªs Miriam de Souza Bastos e Agra Moreira da UFMS de Campo Grande; além da fonoaudióloga Fernanda F. Lourenço Coordenadora Clínica da APAE de Miranda.

O prefeito Neder, parabenizou a diretoria e profissionais da entidade por sua dedicação e profissionalismo durante esses 5 anos de atividade, lembrando que desde quando ainda vereador apoiou a criação da APAE, e hoje como executivo do município na administração Miranda Unida por nossa gente, continuará apoiando cada vez mais, dentro das possibilidades e respeito as leis este projeto que deu certo.

Neder novamente lembrou de seu compromisso sobre a preparação do terreno da entidade no Bairro Santa Cruz para construção de sua sede própria....estamos passando por uma fase difícil com relação a recursos devido a crise econômica mundial, mas realizaremos a drenagem e preparação logo que seja possível...agradeceu a presença de todos os educadores ali presentes que estavam se capacitando e valorizando a rede escolar do município.

Também fizeram uso da palavra o autodefensor estadual Marcelo Henrique e a Secretaria Municipal de Educação, Profª Mara Almeida, que parabenizou os organizadores pelo evento. Segundo informações do presidente no 1º Seminário realizado em 2004, foram 51 os participantes e desta feita 243 inscritos participaram, sendo que 90% dos certificados com 20 horas de validade, foram retirados ainda no sábado, por volta de 12:00 horas....isso demonstrou o interesse sobre o assunto e a qualidade das palestras, fazendo com que os participantes permanecessem até o final do evento. As APAEs de Corumbá, Bodoquena, Dois Irmãos, Guia Lopes, Anastácio, Bela Vista e Campo Grande, além da Pestalozzi de Aquidauana também enviaram profissionais da área de educação especial para participarem do evento.

Nenhum comentário: