domingo, 2 de dezembro de 2018

Abordagem sistêmica do ser humano e do ambiente (Edson Nogueira Paim)



                  O meio ambiente, assim como o ser humano e cada um de todos os outros organismos vivos existentes no planeta, correspondem a sistemas, portanto são seres sistêmicos..
              Podemos definir sistema como "um conjunto de constituintes integrados e inter-relacionados, capazes de operar harmonicamente, com propósito definido."                            Por sua vez, os sistemas são constituídos por uma série de partes que também atuam de maneira sistêmica, são os seus subsistemas.
              É possível se afirmar que o o sistema é "algo mais" que o mero somatório de suas partes, pois envolve, também e, necessariamente, as relações entre seus componentes.                  Daí. resulta que qualquer falha ou desajuste de quaisquer dos elementos do sistema (seus subsistemas) compromete o funcionamento global e, consequentemente, os propósitos do mesmo.    
              Em consequência, a abordagem do ambiente (sistema ambiental), da mesma forma que a do homem       (sistema humano) pode e deve ser deve ser efetuada mediante a mesma metodologia ou enfoque sistêmico, segundo os cânones da Teoria Geral dos Sistemas, de Lwidg von Bertalanffy.   

Nenhum comentário: