quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Miranda: considerada como “Portal do Pantanal”

Localizada a meio caminho entre Campo Grande e Corumbá, a cidade de Miranda é considerada como “Portal do Pantanal”, já que a grande planície alagadiça começa praticamente dentro da cidade. Quem faz o trajeto em direção a Corumbá, pela BR-262, principalmente nos meses de cheia do Pantanal, já começa a avistar os alagados assim que ultrapassa o trevo de acesso à cidade.

A partir da entrada de Miranda, o turista já encontra uma flora tipicamente pantaneira nos dois lados da rodovia, assim como espécies da fauna, com destaque para as aves. Da mesma forma, a partir da entrada de Miranda, começam a se avolumar os atrativos colocados à disposição dos turistas, como áreas de camping, hotéis, pesqueiros e outros. Por esse motivo, com muita justiça, Miranda é considerada o “Portal do Pantanal”, uma espécie de ante sala que apresenta aos visitantes toda a exuberância da flora e fauna pantaneiras.

O município de Miranda pertence a Bacia do Paraguai. Em termos de potencialidade dos recursos naturais a área circunscrita a bacia hidrográfica do Paraguai é bastante promissora, seja na exploração mineral, na pecuária, ou para a pesca esportiva e o turismo. Os principais cursos d’água do município são os rio Miranda, Salobra e Agachi.

O encontro das águas cristalinas do rio Salobra com as águas turvas do rio Miranda é um atrativo que o turista não pode deixar de conhecer. Atualmente, com a política de pesca, adotada pelo Estado proibiu-se a pesca no rio Salobra, propiciando assim a procriação dos peixes.O Pantanal é considerado como um dos maiores centros de reprodução do continente americano, é um dos maiores aglomerados de espécies animais do mundo. Inserido neste contexto, está o município de Miranda.

Texto: Prefeitura Municipal de Miranda

Nenhum comentário: