sábado, 17 de abril de 2010

Filho de 60 anos diz não ter condições de cuidar da mãe de 87 em Miranda

Nidiamax
Alessandra de Souza

A idosa R.S.C, de 87 anos, moradora do assentamento Tupã Baê, em Miranda, cidade a 213 quilômetros de Campo Grande, foi encontrada ontem à noite dentro de um quarto sujo, na casa de dois cômodos. A PM (Polícia Militar) recebeu a denúncia anônima contra o filho dela, o idoso J.C., 67, por maltratar a mãe.

Do lado da cama tinha uma garrafa de água e um prato de comida, conforme o relato da polícia.

A idosa não tem condições de movimentar-se sozinha. O boletim de ocorrência foi registrado ontem ( 16) às19h28. Quando a polícia chegou, o filho da idosa se dirigiu ao local. Ele contou que são oito irmãos e somente ele mora perto da mãe no assentamento.

No momento em que a polícia estava no local, o filho entrou e ajudou a mãe a tomar banho. Ele foi encaminhado para a delegacia e disse que a mãe morava sozinha e que a idosa fazia higiene pessoal a cada dois dias. O filho alega não ter condições financeiras para cuidar da mãe. Ele trabalha como lavrador no assentamento.

O idoso é casado com uma mulher de 50 anos e tem uma filha de 20 anos. A família mora a cerca de 30 metros distante da casa de R.S.C.

Conforme informações policiais, ao lado do quarto onde a idosa estava tinha vários implementos agrícolas e o local estava sujo cheio de poeira.

A idosa foi ouvida pelos policias e teria dito que gosta muito do filho e que não quer ir para um asilo. Ela disse que ficava muito tempo sozinha e não consegue andar, comer e tomar banho. O caso é tratado como maus tratos e abandono de idoso. A idosa continuou na mesma casa e o filho prometeu para a polícia de cuidar da própria mãe com mais carinho.